Boas Vindas

Que Deus Nosso Senhor, abençoe a todos que visitam este blog pelas santas mãos de Jesus, Maria e São Jose.



FALA PADRE

Meus Caríssimos Irmãos e Irmãs em Cristo!
(com a palavra nosso
Padre Miguel)


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20,20-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". 22Jesus, então, respondeu-lhes: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". 23Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou". 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.



Comentário ao Evangelho do dia feito por São João Crisóstomo (c. 345-407)
Presbítero em Antioquia e posteriormente bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de São Mateus, n.º 65, 2-4; PG 58, 619 (cf. Breviário: 25/07)

Beber do Seu cálice para se sentar à Sua direita

Por intermédio de sua mãe, os filhos de Zebedeu fazem a seu Mestre este pedido, na presença dos companheiros : «Ordena que nos sentemos um à Tua direita e o outro à Tua esquerda.» (cf. Mc 10,35 ss). [...] Cristo apressa-Se a tirá-los das suas ilusões, dizendo-lhes que devem estar prontos a sofrer injúrias, perseguições e mesmo a morte: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber ?» Que ninguém se espante por ver os apóstolos imersos em tão imperfeitas inclinações. Espera que o mistério da cruz seja cumprido, que a força do Espírito Santo lhes tenha sido comunicada. Se queres ver a sua força de alma, observa-os mais tarde, e vê-los-ás superiores a todas as fragilidades humanas. Cristo não lhes esconde as fraquezas, para que tu vejas tudo aquilo em que depois se hão-de tornar, pela força da graça que os há-de transformar [...].

«Não sabeis o que pedis». Não sabeis quão grande é essa honra, quão prodigiosa é. Ficar sentados à Minha direita? Isso ultrapassa os próprios poderes angélicos. «Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Falais-me de tronos e de diademas insignificantes; Eu falo-vos de combates e de sofrimentos. Não é agora que receberei a Minha realeza; não é ainda chegada a hora da glória. Para Mim e para os Meus, o tempo é de violência, de combates e de perigos.

Repara que Ele não lhes pergunta directamente: «Tereis coragem para derramar o vosso sangue ?» Para os encorajar, propõe-lhes que partilhem o Seu cálice, que vivam em comunhão conSigo [...]. Mais tarde verás São João, o mesmo que neste momento deseja obter para si o primeiro lugar, ceder sempre a presidência a São Pedro [...]. Quanto a Tiago, o seu apostolado não veio a durar muito tempo. Ardente de fervor, desprezando por completo os interesses meramente humanos, com seu zelo mereceu ser o primeiro mártir de entre os apóstolos (Act 12,2).


terça-feira, 12 de julho de 2011

SANTO SACRIFICIO DA MISSA - (OFICINA I)

 

Subo ao altar de Deus, o Deus que alegra minha juventude!
 

Enquanto a assembléia sauda com cânticos ao presidente da Celebração e o Cristo representado por ele, nossos coroinhas devem estar sempre em espírito de oração e concentração, fazendo assim com testemunho pessoal, que a assembléia não se desvie do sentido da oração, que muitas vezes é provocado por acenos e palmas indevidas e excessivas.


Após a saudação a Santíssima Trindade, o Ato Penitêncial e a Oração do Glória...
nossos coroinhas já devem estar atentos para o Momento do OREMOS...


É costume em alguns lugares e em nossa Área Missionária que antes da Oração, que uma pessoa da assembléia ou de alguma pastoral, entre com um recipiente contendo as intenções escritas antes da Missa pelo povo. Os Coroinhas devem esperar esta pessoa chegar próximo ao presbitério, deixar as intenções próximas do Altar, para que não seja iniciada a oração antes disso.


Após a escuta da palavra e da homilia, respondemos a Deus reafirmando nossa Fé por meio da oração do CREDO, após este momento começa a preparação para ORAÇÃO EUCARÍSTICA... com muita discrição e respeito a este momento, os coroinhas se dirigem ao Altar e colocam na entrada do presbitério os cestos, onde serão colocadas as ofertas do povo de Deus.





Lavai me, Senhor, das minhas faltas e purificai-me do meu pecado.
Este momento de serviço deve, a exemplo dos outros, deixar transparecer todo o Cristo a quem servimos para que a assembleia compreenda que não é apenas um momento onde o padre lava as mãos, mas com o respeito e ocomportamento solene dado a este momento levar ao povo de Deus a compreensão de que "algo" Santo esta acontecendo.




Tudo deve transcorrer com muito zelo e respeito a fim de verdadeiramente compreendermos o VERDADEIRO MISTÉRIO DA FÉ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário