Boas Vindas

Que Deus Nosso Senhor, abençoe a todos que visitam este blog pelas santas mãos de Jesus, Maria e São Jose.



FALA PADRE

Meus Caríssimos Irmãos e Irmãs em Cristo!
(com a palavra nosso
Padre Miguel)


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20,20-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". 22Jesus, então, respondeu-lhes: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". 23Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou". 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.



Comentário ao Evangelho do dia feito por São João Crisóstomo (c. 345-407)
Presbítero em Antioquia e posteriormente bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de São Mateus, n.º 65, 2-4; PG 58, 619 (cf. Breviário: 25/07)

Beber do Seu cálice para se sentar à Sua direita

Por intermédio de sua mãe, os filhos de Zebedeu fazem a seu Mestre este pedido, na presença dos companheiros : «Ordena que nos sentemos um à Tua direita e o outro à Tua esquerda.» (cf. Mc 10,35 ss). [...] Cristo apressa-Se a tirá-los das suas ilusões, dizendo-lhes que devem estar prontos a sofrer injúrias, perseguições e mesmo a morte: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber ?» Que ninguém se espante por ver os apóstolos imersos em tão imperfeitas inclinações. Espera que o mistério da cruz seja cumprido, que a força do Espírito Santo lhes tenha sido comunicada. Se queres ver a sua força de alma, observa-os mais tarde, e vê-los-ás superiores a todas as fragilidades humanas. Cristo não lhes esconde as fraquezas, para que tu vejas tudo aquilo em que depois se hão-de tornar, pela força da graça que os há-de transformar [...].

«Não sabeis o que pedis». Não sabeis quão grande é essa honra, quão prodigiosa é. Ficar sentados à Minha direita? Isso ultrapassa os próprios poderes angélicos. «Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Falais-me de tronos e de diademas insignificantes; Eu falo-vos de combates e de sofrimentos. Não é agora que receberei a Minha realeza; não é ainda chegada a hora da glória. Para Mim e para os Meus, o tempo é de violência, de combates e de perigos.

Repara que Ele não lhes pergunta directamente: «Tereis coragem para derramar o vosso sangue ?» Para os encorajar, propõe-lhes que partilhem o Seu cálice, que vivam em comunhão conSigo [...]. Mais tarde verás São João, o mesmo que neste momento deseja obter para si o primeiro lugar, ceder sempre a presidência a São Pedro [...]. Quanto a Tiago, o seu apostolado não veio a durar muito tempo. Ardente de fervor, desprezando por completo os interesses meramente humanos, com seu zelo mereceu ser o primeiro mártir de entre os apóstolos (Act 12,2).


terça-feira, 27 de julho de 2010

A SIMBOLOGIA NA EVANGELIZAÇÃO

SOBRE O NOSSO BRASÃO


Ao centro do Brasão do Grupo de Coroinhas da Área Missionária de Sant`Ana se vê claramente um Escudo em forma de CALICE BRANCO e neste, quatro claras figuras, uma CRUZ vermelha de bordas douradas, ao centro desta cruz a INSCRIÇÃO JHS rodeada pelas FOLHAS do TRIGO e da VIDEIRA em forma de COROA.

Explicação:

É Escudo pois só em Cristo encontramos nossa salvação.

A Forma de Calice é para simbolizar a Alinça que Cristo Nosso Senhor quer ter com nossos Santos Coroinhas e com todos os Jovens que O seguirem neste Santo Serviço do Altar. O referido calice é BRANCO, para nos mostrar como ficará nossa vida ao nos entregarmos VERDADEIRAMENTE a Cristo, PURA, SANTA pois Ele assim o é.

A Cruz vermelha de bordas douradas é um símbolo de que para seguirmos a Jesus é necessário SACRIFICIO sem medida, representado pela cor vermelha da Cruz, mas todo esse sacrificio terá uma recompensa, A SANTIDADE, representada pelo dourado.

A Incrição JHS, quer dizer em latin Iesus Hominum Salvator (Jesus Salvador dos Homens em português), que é e deve ser o centro de nossa FÉ e VIDA.

A incrição é rodeada por uma Coroa de folhas de Trigo e Videira, para nos recordar que através do pão e vinho consagrados pelas Santas Mãos do Sacerdote, temos a graça de receber Cristo em Nosso meio como alimento para nosso corpo e nossa alma. Estas folhas estão em forma de Coroa para nos mostrar que Cristo é Rei, mas que também deve ser O REI de nossa vida. E tudo isso unido nos simboliza que quando apresentamos nosso esforço em servir a Jesus com amor, consagrados a Ele, Jesus faz com que esse esforço dê verdadeiros frutos de vida para nós e para outros.

Ladeando o Brasão vemos claramente DUAS POMBINHAS BRANCAS. E envolvendo todo o Brasão PLUMAS BRANCAS E AZUIS. E por último mas não mesmos importante uma faixa Azul de bordas douradas onde se vê escrito SANTOS OU NADA.

Explicação:

As Duas Pombinhas Brancas, representam ao mesmo tempo os Coroinhas que devem servir santamente ao Altar de Deus, daí vir a chamar estes jovens desde já de SANTOS COROINHAS, e o Espírito Santo que os auxilia neste Santo Agir, assim como Cristo nos prometeu que Ele nos Auxiliaria ensinando TODA a verdade.

As Plumas brancas e azuis fazem mensão a duas outra coisas. Primeiramente que sob as asas do Altíssimo encontraríamos refúgio, e com suas Cores faz mensão a Maria Santíssima que nos protege e ampara para não nos distanciarmos de DEUS ONIPOTENTE.

A Faixa é azul recordando mais uma vez Nossa Senhora que nos guia numa sequência, como ela mesmo nos prometeu em suas aparições em ITAPIRANGA, REZAR para apendermos a AMAR, AMAR para nos SANTIFICAR, pois nos SANTIFICANDO chegaremos até DEUS, por isso o Dourado, representando mais uma vez a SANTIDADE. Tudo isso é explicitado mais claramente com a adoção do Lema do GRUPO DE COROINHAS, lembrando São Domingos Sávio que certa vez disse: SANTOS OU NADA. Ou seja, serviremos verdadeiramente a Cristo com nossa vida ou a perderemos cegos com falsos ideais deste mundo.

Este é o significado de Nosso Brasão, mas o que ele irá representar em sua vida isso depende do modo que Cristo irá agir em sua vida ao fazer você saber disso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário